TÍTULO
DO ARTIGO
Nome aluno (UNIARARAS) RA 00000
Nome aluno (UNIARARAS) RA 00000
Profa. Orientadora Ms. Nome (UNIARARAS)
RESUMO:
Deverá
descrever o trabalho de tal modo que o leitor, sem ler o trabalho completo,
possa identificar os objetivos, a metodologia, o conteúdo e as conclusões
principais do mesmo. O resumo deve ser apresentado em parágrafo único. Ao final
do resumo, deve ser dado um enter para inserir as palavras-chave. Máximo de 250
palavras.
PALAVRAS
– CHAVE: Uma. Duas. Três.
INTRODUÇÃO
A
introdução aborda o problema e os motivos por que o trabalho foi realizado,
definindo o assunto a ser tratado e sua relação com trabalhos já publicados.
Fornece subsídios que justificaram a pesquisa. Inclui o tema, a delimitação do
assunto a ser tratado e a formulação de hipóteses levantadas. Os objetivos do
trabalho serão colocados como um parágrafo (geralmente ao final da introdução).
É recomendado também fazer um último parágrafo sobre o que abordará em cada
capítulo de seu trabalho. O máximo da Introdução será em 2 páginas. Fonte:
Times ou Arial 12, espaçamento 1,5 entre as linhas, texto justificado.
METODOLOGIA
(para pesquisa de campo essa parte virá separada, caso contrário poderá ser
citada na Introdução)
A
metodologia é a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado
(entrevista, jogos, observações, etc.), do tempo gasto, de como as tarefas
foram divididas, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, da
maneira como se fez para desenvolver o trabalho. Essa parte deve ser escrita no
passado. Assim, cite e descreva os procedimentos utilizados na pesquisa.
Para
pesquisas de revisão bibliográfica, pode ser informada a metodologia ao final
da Introdução. Ex: “O presente artigo constitui-se em pesquisa bibliográfica”
ou “O presente artigo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica”.
RESULTADOS (essa parte aparece apenas para pesquisas de campo
- máximo 5 páginas)
O que foi observado neste trabalho? Essa é a
pergunta que se deve fazer para escrever esse tópico. Nessa seção são
apresentados os dados resultantes da execução do trabalho, de acordo com a
Sempre que necessário, podem ser construídos gráficos e tabelas para organizar
melhor a apresentação dos resultados, em especial quando se trata de valores
numéricos.
DISCUSSÃO (essa parte aparece apenas para pesquisas
de campo – máximo
2 páginas)
A discussão é a parte em
que o responsável compara os dados obtidos, já descritos nos resultados, com
aqueles alcançados por outros pesquisadores, os quais serão analisados, interpretados,
justificados, destacados e criticados. O tempo verbal deve ser o passado,
presente e futuro, pois inclui interpretação dos dados já obtidos, valores de
outros pesquisadores, validação ou não de teorias até o presente e sugestão de
novos trabalhos, dependendo dos problemas que
surgirem. Pode ser feita juntamente com a parte anterior: RESULTADOS E
DISCUSSÃO.
(PARA
PESQUISAS DE CAMPO A ÚLTIMA PARTE SERIA: CONSIDERAÇÕES FINAIS E REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS – VER AO FINAL)
1.
TÍTULO DO PRIMEIRO CAPÍTULO (OS CAPÍTULOS CORRESPONDEM ÀS PESQUISAS DE REVISÃO
DA LITERATURA, OU SEJA, APARECEM NAS PESQUISAS BILBIOGRÁFICAS- SUGESTÃO: FAZER 3
CAPÍTULOS PARA O ARTIGO)
Corresponde
à parte mais importante do trabalho, pois vai apresentar os resultados da
revisão, a história do tema estudado, a opinião de especialistas, as correntes
filosóficas, eventuais soluções e diagnósticos etc. Para a pesquisa
bibliográfica deve-se fazer um levantamento das fontes de pesquisa disponíveis.
A pesquisa pode ser feita em bibliotecas, acervos de escolas, arquivos públicos
ou virtualmente, na internet em sites especializados de pesquisa. Na pesquisas
pela internet deve-se tomar cuidado em verificar se o site utilizado é
confiável, evitando-se blog ou site em que se emitem opiniões ou ideias
pessoais. A revisão da literatura não é uma simples transcrição (cópia) de
textos, mas uma discussão sobre as idéias, fundamentos, problemas e sugestões
dos vários autores pertinentes e selecionados, demonstrando que os trabalhos
foram efetivamente examinados e criticados. Deve-se partir da ideia/problema
principal e tentar, a partir da literatura especializada, defender uma idéia
ou, se for o caso, conhecer mais sobre um determinado assunto. Por exemplo, o
aluno pode querer estudar as idéias difundidas por Paulo Freire sobre
alfabetização de adultos. Um outro aluno pode querer conhecer a influência dos
trabalhos de Paulo Freire nos métodos de alfabetização utilizados atualmente.
Tanto um caso como o outro servem como temas para um TCC. No entanto, o segundo
trabalho exige maior elaboração por parte do autor, já que é necessário
conhecer as idéias freireanas, conhecer os princípios pedagógicos das
metodologias modernas de alfabetização e, a partir de uma análise, estabelecer
relações entre elas e a pedagogia de Freire.
A revisão da literatura
não é uma etapa com início e fim. O que geralmente acontece é que de início se
levanta e se relata uma série de textos com relação ao tema da pesquisa, mas
dificilmente todos eles serão úteis para o estudo final. Assim, à medida que
novas idéias vão surgindo e o projeto vai sendo redirecionado, novos textos são
acrescentados. Isso significa que a revisão deve acontecer do início ao fim do
TCC.
Na prática, a revisão bibliográfica implica leitura,
análise e seleção de textos relevantes ao tema/problema de estudo. Para tanto,
a simples leitura das fontes selecionadas não é suficiente. É importante
organizar então, um fichário pessoal: constituído de fichas com dados
considerados importantes pela pessoa que faz a pesquisa. Essa organização
permite que o autor do TCC tenha sempre em mãos as idéias dos autores, além das
informações bibliográficas que podem ser resgatadas a todo momento.
Para mais detalhes sobre os diferentes tipos de
fichamento visite
<http://www.monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento.htm>.
Em função das necessidades didáticas e,
principalmente, de raciocínio, o item Revisão da Literatura poderá estar
organizado em capítulos e, se necessário, sub-capítulos. A cada capítulo pode
ser dado um titulo ou nomeação, que deverá apresentar coerência com o seu
conteúdo. A quantidade de capítulos é decorrente da abrangência e da
profundidade da pesquisa bibliográfica e dos objetivos específicos previamente determinados.
Recomenda-se que para a revisão da literatura sejam consultadas pelo menos 10
referências.
No desenvolvimento do trabalho, deverão ser feitas
as devidas citações dos autores e das obras que foram consultadas e utilizadas
para a elaboração do texto. O uso de citações é obrigatório e corresponde a uma
informação extraída de outra fonte, um texto ou documento que dá o devido
crédito ao autor da idéia e dá ao texto sua autoria original. Deixa claro que o
autor do TCC “emprestou” as ideias dos autores pesquisados. As citações deverão
ser feitas segunto ABNT. As citações poderão ser diretas ou indiretas. As
citações diretas são aquelas que reproduzem exatamente o original,
repeitando-se inclusive eventuais incoerências, erros de ortografia e/ou concordância.
As citações diretas curtas são aquelas em com até 3 linhas. Esta citação deverá
ser transcrita diretamente no corpo do texto/parágrafo e deverá vir entre aspas
duplas. Ao final do texto transcrito, deverá ser indicado, entre parênteses, o
sobrenome do autor (ou autores separados por ponto e vírgula), seguido do ano
da obra e a página da obra original.
Exemplo 1:
“Não saber usar a internet em um futuro próximo será
como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos
permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).
Exemplo 2:
Segundo Paulo Freire (1994, p. 161), "(...)
transformar ciência em conhecimento usado apresenta implicações epistemológicas
porque permite meios mais ricos de pensar sobre o conhecimento (...)".
As citações diretas longas, com mais de 3 linhas,
deverão ser apresentadas em destaque. O trecho transcrito é feito em espaço
simples de entrelinhas, fonte tamanho 11, com recuo de 4 cm da margem esquerda.
Ao final da transcrição, faz-se a citação do autor, ano e página, entre
parênteses.
Exemplo de citação direta longa:
O objetivo da pesquisa era esclarecer os caminhos e
as etapas por meio dos quais essa realidade se construiu. Dentre os diversos
aspectos sublinhados pelas autoras, vale ressaltar que:
(...)
para compreender o desencadeamento da abundante retórica que fez com que a AIDS
se construísse como 'fenômeno social', tem-se freqüentemente atribuído o
principal papel à própria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos
de transmissão. Foi construído então o discurso doravante estereotipado, sobre
o sexo, o sangue e a morte (...). (HERZLICH; PIERRET, 1992, p.30)
OBS – NÃO É MAIS UTILIZADO O
ITÁLICO, DE ACORDO COM A NORMA DA ABNT (NEM EM CITAÇÕES ATÉ 3 LINHAS, NEM EM
CITAÇOES COM MAIS DE 3 LINHAS).
As citações indiretas reproduzem a idéia do autor
consultado sem, contudo transcrevê-la literalmente. Nesse caso, as aspas ou o
itálico não são necessários, todavia, citar a fonte é indispensável.
Exemplo 1:
De acordo com Freitas (1989), a cultura
organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos
básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas.
Exemplo 2:
A cultura organizacional pode ser identificada e
aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças,
rituais, estórias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes visões e
compreensões com relação à cultura organizacional. O mesmo se dá em função das
diferentes construções teóricas serem resultantes de opções de diferentes
pesquisadores, opções estas que recortam a realidade, detendo-se em aspectos
específicos (FREITAS, 1989).
Em ambos os casos (pesquisa de campo e revisão da
literatura), ao final do trabalho, deverão constar as Considerações Finais e as
Referências Bibliográficas.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS (PARA PESQUISAS DE CAMPO E PESQUISAS BILBIOGRÁFICAS)
Máximo
de 2 páginas. O mais adequado
é fazer um resumo pequeno sobre as principais ideias apreendidas da pesquisa
bibliográfica. Se havia uma pergunta ou problema inicial a ser respondida
(apresentada na introdução), deve enfim, respondê-la aqui. Por isso é
importante que, neste momento, retome os objetivos propostos (o que desejava
saber? o que pretendia provar? o que pretendia relacionar? o que pretendia
solucionar? o que pretendia encontrar?) e avalie se sua pesquisa permitiu
que você chegasse a uma resposta/solução satisfatória.
Deve-se expor de maneira
clara seu ponto de vista sobre o problema formulado anteriormente e o que
conseguiu obter e demonstrar durante a pesquisa, fundamentado (a)
principalmente nos resultados e na discussão. O tempo verbal da conclusão pode
ser o passado, o presente e o futuro, pois essa seção conclui as análises dos
resultados e sua importância para a hipótese proposta inicialmente, e sugere a
realização de novos trabalhos. Evitar citações diretas nessa parte.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS (PARA PESQUISAS DE CAMPO E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS)
Corresponde a
uma lista composta somente pelas referências de trabalhos consultados e citados
no texto. Todas as obras da referência devem ser citadas (direta ou
indiretamente no Artigo). É recomendado um mínimo de 10 obras. Para a
elaboração das referências, deve-se seguir as especificações da ABNT NBR 14724.
Para tanto, seguem alguns exemplos de referências:
a) Referências de livro
a. Livro com até dois autores
DINA, A; MARQUES, V. A fábrica
automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes,
1987.132p.
b. Livro com mais de três autores
GUIMARÃES, L. et al. A erradicação
do analfabetismo no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
b) Capítulo de livro
NOGUEIRA, D. P. Fadiga. In:
FUNDACENTRO. Curso de médicos do trabalho. São Paulo, 1974. v. 3, p.
807-813.
c) Dissertações e Teses
RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida
no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) -
Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo
Horizonte, 1989.
d) Artigos de revistas
ESPOSITO, I. et al. Repercussões
da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde
Ocupacional, v. 8, n. 32, p. 37-45, 1979.
e) Artigos de jornais
OLIVEIRA, W. P. de Judô: Educação
física e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno
de esporte, p. 7.
f) Artigos apresentados em Congressos
GARCIA M, O. Formación, actividades y
perspectivas de las profesionales en nutrición. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE
NUTRICIONISTAS, 3.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NUTRICIONISTAS, 1., 1965, Rio
de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de
Nutricionistas, 1968. p. 283-292.
g) Constituição
BRASIL. Constituição (1988). Constituição
da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168
p. (Série Legislação Brasileira).
h) Leis e decretos
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro
de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial
da República Federativa do Brasil, Brasília, v.134, n.248, 23 dez. 1996. Seção
1, p. 27834-27841.
i) Homepage
VASCONCELOS, J. L. M. Influência da
nutrição sobre performance reprodutiva em gado leiteiro. Piracicaba:
Agripoint, 2001. Disponível em: <http://www.milkpoint.com.br >. Acesso
em: 4 jun 2001.
Para outros tipos de referências,
consulte < http://bu.ufsc.br/framerefer.html>.
Alguns sites especializados para
pesquisa bibliográfica na área de Educação.
http://artigocientifico.uol.com.br/
http://www.scielo.br/
http://www.adolec.br/php/index.php
http://www.ibict.br/secao.php?cat=CCN
http://www.biblioteca.clacso.edu.ar/
http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia
http://www.acaoeducativa.org/
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://143.106.58.49/fae/default.htm (unicamp)
http://www.eric.ed.gov/
http://bdtd.ibict.br/
http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/index.php
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/?func=find-b-0&local_base=BDTD
http://www.teses.usp.br/
http://www.pucsp.br/ecurriculum/
http://scholar.google.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!!!